Mensais Disney de volta nos EUA

A IDW Publishing divulgou ontem, via Comic Book Resources, os planos para a publicação da linha de mensais Disney nos EUA. Olha aí ó:


 Podemos ver nesse plano várias informações de antemão:

- Uncle Scrooge, Donald Duck e Mickey Mouse renumeradas para #1, por motivos provavelmente de mercado (hoje em dia, não é fácil encontrar seriais com números superiores a #20 nas comic shops norte americanas, a renumeração se tornou endêmica!). Porém, a capa divulgada da primeira revista a ser lançada, US #1 (vejam ali abaixo) revela que a numeração antiga permanece na capa, ainda que em parênteses. Se a renumeração provavelmente desagrada a maioria dos colecionadores, pelo menos houve cuidado em manter a numeração original e um respeito pelo legado.

- Falando da US #1 / #405; notamos que ela está servindo como carro-chefe para essa leva de publicações. Isso mostra que há uma forte aposta no apelo do personagem, e a escolha de uma história principal de Cimino/Scarpa de 1966 e inédita no país pode indicar uma preocupação em não apenas arrebanhar novos leitores, mas em trazer material "clássico" inédito aos fãs norte-americanos de longa data.

- A história de abertura em questão é Tio Patinhas x Supermetralha, que só chegou ao Brasil em Tio Patinhas #541 (provavelmente essas histórias italianas mais antigas foram disponibilizadas apenas recentemente?). Uma escolha interessante, acompanhada de uma bela capa:



 - Podemos pensar: quais histórias estarão presentes em Donald Duck e Mickey Mouse? Acredito que a escolha das sagas do Casty para a mensal do Mickey provavelmente seria uma aposta certeira. No caso do Pato, histórias dinamarquesas? Superpato?

- Walt Disney Comics and Stories, por outro lado, mantém a numeração original (#723), não recebendo um #1, o que nos leva a crer que será uma mensal mais voltada ao aspecto "legado" da coisa. Será que ela trará republicações de clássicos, ou inéditas de autores clássicos (por exemplo, as diversas histórias código S que não saíram por lá?)

- Podemos ver também que estão programados TBPs das mensais, e que eles saem simultaneamente à 5a. edição de cada mensal. Será um encadernado com o "semestre" da mensal? Seria curioso, já que se trata de um mix mais ou menos aleatório. A escolha por TBPs temáticos ou com histórias que se interligam pareceria mais óbvia. Mas a IDW tem lançado TPBs dos semestres de sua linha infanto-juvenil em geral (por exemplo, de clássicos do Cartoon Network), o que torna alta a possibilidade de que seja isso mesmo. Talvez trate-se aqui de tentar atingir um público que não compra as edições avulsas, aguardando sempre pelos tradicionais encadernados, prática comum nos EUA.

- Foram anunciadas também capas variantes com temas relativos a atrações do Walt Disney World. Meh... Seria mais legal capas ao estilo "retrô", com os logos originais das revistas e ilustrações clássicas, não? =S

- Por fim, resta torcer pelo sucesso da série. O interesse em quadrinhos desse tipo nos EUA é bastante pequeno, mas a IDW tem feito um bom trabalho com uma linha infanto juvenil bastante extensa, indo de clássicos como Popeye e Peanuts, até produção de inéditas com a linha Cartoon Network dos anos 90/00. O sonho de muitos, que seria o estabelecimento de uma base para surgimento de novos talentos Disney USA, parece ainda distante. Mas se essas mensais funcionarem, talvez seja possível. Resta torcer! 

Por enquanto é só, mas logo mais voltamos com a primeiríssima... Degustação de Nozes!! ;D

Abração!
Alphs

0 comentários:

Post a Comment