Como conheci Don Rosa


Como a história é longa, vamos lá, sem rodeios!

Em um belo dia, quando estava revisitando as postagens antigas do meu blog, o Edição Extra, quando me deparei com o comentário de um sujeito de nick AC Sivebaek, dizendo, em inglês, se eu tinha a Saga do Tio Patinhas em português para enviá-lo. Eu o ignorei. Seria um grande erro, mas alguns dias depois, resolvi ir lá e falar com ele, afinal, não é sempre que tenho um visitante estrangeiro que deixa comentários lá no blog.

Cliquei no link do nick do cara, e fui parar na página da Associação Donaldista Dinamarquesa. Não fazia ideia de como acharia o email dele, mas com uma ajuda do Google Translate, fui para a página de contato do site, e o primeiro nome que aparece era o de Anders Christian Sivebaek, o cara que deixou o comentário no blog. Mandei um email para ele, falando que não tinha a Saga no momento, mas que tentaria arranjar. Ele respondeu no dia seguinte, e trocamos email sobre este assunto por uns três dias, até falar com o meu irmão se ele me "emprestava" a Saga do Tio Patinhas dele. Tá, eu não fui falar com ele, eu peguei a Saga sem ele saber, mas como ele não liga muito pra Disney, ainda não se tocou. Ah, detalhe: Isso foi em Abril de 2010.

Através dos emails, descobri que o AC (como ele é conhecido) é tradutor free-lancer da Egmont, que publica Disney na Dinamarca, Alemanha, Noruega, Finlândia, e outros países, e assim como eu, é fãzaço do Don Rosa, e o conhecia pessoalmente, e estava tentando ararnjar a Saga do TP brasileira para mandar para ele, já que a Abril não o fez. Pois bem, nós fizemos um trato: Eu mandava para ele a Saga do Tio Patinhas mais uns gibis com HQs do Don Rosa que eu tinha repetido, e ele me mandava duas edições Hall Of Fame do Don Rosa, em capa dura.

Fizemos a troca, deu tudo certo e ok. Uns dois meses depois, resolvemos fazer outra troca, envolvendo mais gibis com Don Rosa. Desta vez, ele me mandou dois capas dura Don Rosa Archives, com toda a obra do Don Rosa antes da Disney, ou seja, as tiras de jornal que fez na década de 70 (e que são muito boas mesmo!), mais outro capa dura Hall Of Fame do Don Rosa. Nesta segunda troca, ele me disse que iria encontrar o Don em setembro, e entregá-lo a Saga que eu enviei. Então, como não resisti, pedi para que ele pegasse com o Keno um autógrafo para mim.

Umas semanas depois, mando um email para ele perguntando se ele conseguiu o autógrafo do cara pra mim, mas ele se esqueceu (Eu nem fazia ideia do quão bom isso seria no futuro)!!! Então, ele mandou um email para o Keno para me enviar algo, já que ele se sentia culpado por ter esquecido. Eu também resolvi enviar, mas achei que ele não responderia, afinal, já havia mandado emails para ele que ele não respondeu. Em poucos minutos, o Don Rosa respondeu meu email!!!

Ele dizia que me mandaria algo com prazer, e eu disse que gostaria de dar algo em troca, para compensá-lo por qualquer custo que ele tivesse. Como sei que ele gosta de ter as revistas aonde saíram histórias dele, então, daí saiu outro trato: Eu mandava alguns gibis brasileiros com histórias dele, que ele não tinha, já que a Abril não mandava nada para ele, e ele me mandava dois desenhos, três gibis autografados dele, e mais uma saga que eu enviei para ele autografar. Eu também pedi dois desenhos para ele, mas no início ele só queria fazer um. Claro, consegui convencê-lo a fazer um para os Esquilos!

Então, após eternos 69 dias o pacote chegou lá (por causa da maldita política antiterrorismo do Correio norteamericano), e ele me devolveu tudo em uma semana, no dia 23 de Janeiro. E hoje, 15 de Fevereiro, o pacote com tudo chegou (breve postarei as fotos)! Foi uma baita emoção abrir o pacote vindo do meu maior ídolo vivo!

Bem, resumindo: Por acidente, conheci um dinamarquês doidão esquecido (amigo do Sigvald, do site Duckman, o melhor sobre Don Rosa), que consegui me arranjar um contato para falar com o Don Rosa, e obtive seu autógrafo e desenho!

Ufa!

1 comentários:

Luc Pop said...

Nossa, impressionante. Eu gostaria imensamente de saber o endereço de e-mail do Mestre Don Rosa, se possível. Abraço.

Post a Comment